Dança das cadeiras

Já não se fazem móveis como antigamente. Fazem-se outros que duram menos tempo. 

No DIY de hoje vamos mostrar-nos o que temos andado a fazer a umas cadeiras de cozinha que estavam a necessitar de uma nova vida. E o melhor de tudo isto, para além de ter sido feito por nós:  não gastámos um tostão. :D 

Querem vir connosco fazer a dança das cadeiras? Verão que até as próprias dançarão sozinhas, um dia destes. :D

| Materiais necessários:

- lixa ou decapante;
- pano;
-diluente;
- primário para madeira;
- tinta de madeira da cor desejada (no nosso caso, aproveitámos restos da mesma);
- martelo;
- tecido (no nosso caso, aproveitámos ganga de uma saia e de umas calças);
- pregos;
- rolinhos;
- pincel com cerdas ultra macias;
- produto de tratamento preventivo insecticida (caruncho e anti-térmita);
- jornal (para forrar o chão);
- boa vontade, forca e disposição

Obs: Antes de começar a trabalhar, cubra o chão com jornal.  

Para pintar a cadeira: 

1- Retire todo o estofamento original da Cadeira.
2 - Limpe toda a sujidade que ficou armazenada  na cadeira e comece a lixar… Lixe o suficiente apenas para tirar o verniz original e deixar a madeira bem homogénea.

(Se existirem locais danificados, buracos, rachas, etc., repare-os com uma massa própria para madeiras. Deixe secar a massa e passe uma lixa fina suavemente até a superfície ficar lisa.)

3 - Limpe o pó que ficou após lixar a peça com um pano seco. 

4 - Trate a madeira com um produto de tratamento preventivo insecticida (caruncho e anti-térmita) e fungicida para que a madeira fique protegida e dure mais tempo. Aplique em seguida o primário e deixe secar.

5 - Depois da madeira ter secado, comece a pintar a peça… Use um pincel macio para evitar bolhas na pintura. Passe uma camada fina por vez, e vá dando quantas demãos forem necessárias.


Para estofar a cadeira:



O Antes:



       E o depois:


 Espero que tenham gostado e que aproveitem esta dica para restaurar as vossas próprias cadeiras. 
Depois mostrem o resultado. ;)

 Beijinhos e até breve,

Nélia Correia



Para uma tarde divertida: projectos feitos com massa de sal

DIY

O post que vos trago hoje é altamente produtivo e feito com amor e carinho para vocês e para oferecerem a quem mais amam. Falo-vos da massa de sal para artesanato caseira feita apenas com 3 ingredientes. E como não tem qualquer substância tóxica, podem fazer esta receita com os vossos filhos, sobrinhos. =)

Então, vamos colocar as mãos na massa e passar uma tarde divertida? =) Cá em casa fazemos tudo a dois (ou a cinco, quando os nossos três patudos - dois cães e uma gata - decidem querer ajudar-nos a realizar certos projetos) e (n)este "faça você mesmo" não fugiu à regra.




| Material necessário:

- 2 copos de farinha sem fermento (500 ml);
- 1copo de sal (250 ml);
- 1 copo de água (250 ml);
- colher de pau;
- Corante alimentar (opcional);
- formas para biscoitos;
- palito para fazer os furos (opcional);
- cortador de massa (opcional)
- rolo de cozinha.


| Modo de Preparação:


Passo 1 -Num recipiente ou taça, misture a farinha de trigo e o sal com uma colher de pau e acrescente a água aos poucos, até que forme uma massa compacta. Se a massa estiver muito pegajosa, acrescente mais farinha de trigo, se ficar seca demais, esfarelando, acrescente mais água.

Passo 2 - Vá trabalhando esta massa com as mãos até que fique bem homogénea. Acrescente (se quiser) umas gotas de corante alimentar da cor preferida e continue a trabalhá-la para que o cor se torne homogénea em toda a massa.



Passo 3 - Sobre uma superfície limpa, plana e enfarinhada, você deverá trabalhar a massa para que não grude. A massa estará então pronta para ser trabalhada.

Passo 4 - Hora de criar e personalizar as suas peças artesanais. Com um rolo de cozinha, estique a massa para que fique com a espessura que pretende. Pegue nas formas para biscoitos, coloque-as sobre a massa e faça uma ligeira pressão sobre as primeiras. Retire o molde e, com cuidado, retire a sua peça. Com um palito, faça um furo na sua peça.

Passo 5 - Leve ao forno a 180º C e vá controlando o tempo. Quando estiverem a ficar duras, retire-as do forno.

Agora com esta receita poderá fazer qualquer tipo peças artesanais. E de forma ecológica. =) No nosso caso, fizemos ornamentos para a nossa árvore de Yule, marcador de livros, etiqueta para presente e identificadores de frascos. =)



   Outras ideias que poderá fazer com a massa de sal: coroas de natal; prato de incenso; bijuteria (colares, brincos, pulseiras); identificadores para ervas aromáticas; etc.

Espero que tenham gostado deste divertido "Faça você mesma". Inspirem- se, coloquem as mãos na massa e partilhem a vossa obra-prima com quem mais amam.

Beijinhos,
Nélia Correia

Translate

Copyright

© Todos os direitos reservados.